quinta-feira, 29 de agosto de 2013

´SÍRIA E INTERVENÇÃO INTERNACIONAL

SÍRIA, INTERVENÇÃO NORTE AMERICANA E BRASIL DOS TAPUIAS


A PRETENDIDA INTERVENÇÃO NORTE AMERICANA É JUSTA?


Tapuia, concordaria com intervenção norte americana no Brasil?



No que se refere à pretensão do presidente norte americano Barack Hussein Obama II de intervir militarmente no conflito que hoje acontece na Síria, em decorrência do uso de armas químicas naquele conflito, sugiro que tal pretensão vai muito além de uma simples intervenção. Sugiro que a determinação do governo norte americano de intervir no conflito sírio é uma simples extensão da política norte americana de atacar e sufocar nações para obter vantagens para a própria nação norte americana, utilizando sempre desculpas amplamente conhecidas, tais como "levar a Democracia e costumes Democráticos" ao local atacado, ou "preservar a Democracia" no local atacado, ou "impedir a disseminação do comunismo" - e realmente poderemos encontrar uma porção mais de desculpas ou bordões norte americanos para justificar agressões-.

Tais bordões foram utilizados para justificar a guerra no Vietnã, que finalmente não impediu nada e não modificou nada, a não ser produzir grande sofrimento na população vietnamita. Oras, hoje sabemos, é fartamente sabido que a ação norte americana tinha como finalidade a proteção a um governo corrupto e despótico, cabe notar que na ocasião para ampliar e justificar hostilidades, os norte americanos criaram o incidente 'Golfo de Tonkin', onde falsamente teriam sido atacados pelos norte vietnamitas. Quando se quer agredir ou roubar, qualquer desculpa serve, haja vista a fábula de La Fontaine, do Lobo e o cordeiro

Intervenções norte americanas datam de tempos antigos, por volta de 1890 a guerra que os USA declararam contra os espanhóis na guerra Hispano Americana foi praticamente o início de intervenções norte americanas em outros países; um bom historiador certamente desencavará uma porção de intervenções. De minha parte lembro da agressão norte americana nos Balcãs, onde prestigiaram o poder muçulmano contra a religião ortodoxa (http://portuguese.ruvr.ru/2013_07_29/terroristas-com-passaportes-bosnios-8931/). Não se há de esquecer açoes na Somália, Iraque e Afeganistão, todas com resultados sangrentos, sem modificar praticamente nada naqueles panoramas, a não ser consolidar o poder bélico norte americano e aumentar o campo de ação de suas indústrias e conglomerados. É saudável também lembrar das ações dos USA no Egito, Líbia, etc. que resultaram em centenas, se não, milhares de mortes de civis, muitos, inocentes.

E hoje observamos a determinação norte americana em atacar a Síria, mesmo que neste momento os inspetores da ONU -que lá estão- ainda não tenham emitido relatório onde estejam evidencias de quem é o culpado e responsável pelo uso de armas químicas. É conveniente frisar que os combatentes na Síria, por um lado são os soldados das FFAA sírias, por outro os insurgentes quase todos mercenários estrangeiros financiados e armados pelos USA, Arábia Saudita e Turquia.

De minha parte, sigo a máxima que aprendi de uma pessoa muito sofrida, 'Viver e Deixar Viver', assim me é repulsivo invadir ou ingerir em destinos e vidas alheias, agora inclusive lembrando que se dermos cartas brancas, cartas livres, aos norte americanos na questão síria, se eles receberem autorização mundial para tal intervenção, ficará consolidado o poder e determinação dos norte americanos em intervir na vida alheia, inclusive futuramente aqui no Brasil. Oras, sabemos que o presente governo brasileiro é corrupto e leniente com o crime, assim se os USA se preocupam com Justiça, com Democracia e coisas justas porque não intervem aqui? Ou na China, onde os Direitos Humanos são sabidamente violados dia e noite? Ou na Coréia do Norte onde vigora uma brutal ditadura?

Fonte da gravura Lobo x cordeiro:http://maurilioferreiralima.com.br/2011/10/fabulas-esopola-fontaine-3/




2 comentários:

  1. Há algum tempo acompanho as opiniões do author, expressas neste e em outros veículos midiáticos! Hoje, determinado fato me instigou e tecer este comentário: a reflexão expressa na pergunta inicial - "Concordaria com intervenção norte americana no Brasil?".

    Nosso sub-consciente, em meio a bilhões de sinapses e pensamentos demasiadamente mal processados geralmente tende a ver a situação alheia como mera ilustração! Mas, e se fosso conosco? com o Brasil? como reagiríamos? Que possamos sempre discernir sobre este viés!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Cirilo, sua presença aqui é muito bem vinda; de fato, muitos atacam o govêrno sírio, culpando-o de fatos que hoje sabidamente são produtos de ações dos rebeldes, estes praticamente quase o todo, estrangeiros mercenários armados pela Arábia Saudita e pela CIA, além de é claro pela Irmandade Muçulmana. Oras, dar passe livre aos norte americanos, pode vir a significar em futuro próximo termos que aceitar que os norte americanos têm direitos para intervir onde quiserem e onde pretenderem, inclusive aqui no Brasil. Mas quem concede ou concedeu aos norte americanos o direito de pastorearem onde quiserem? No que os norte americanos são melhores do que quaisquer outros povos? Exceto é claro na arte de predarem em benefício próprio. Penso que os norte americanos estão a cavar a própria ruína.

      Excluir