terça-feira, 31 de julho de 2012

ADVERSIDADES SÃO UMA CONSTANTE

NASCEMOS ACOMPANHADOS, MORREMOS ACOMPANHADOS

Simplicidade, é o que a vida nos ensina




Afastado daqui praticamente o tempo todo, devido a um acidente com meu filho caçula ao qual preciso propiciar cuidados, hoje retorno. Foi um acidente com motocicleta, sendo atendido por um hospital da rede São Camilo/Itu que deixou-me surpreendido, pois diferentemente dos atendimentos via SUS no restante da Nação, tanto as instalações do hospital como funcionários, corpo médico, cirurgia, penso que são excepcionais. Naquele hospital ficava diariamente emocionado pelo pessoal atendente, desde faxineiros, até enfermaria. Aprendi um bocado com esse pessoal, um deles um 'negão' 2x2, sujeito simpático, cordial, disse-me que aprendeu muito nesse serviço de portaria, segurança, tendo modificado a visão de vida, tendo reafirmado no dia a dia o valor da família, parentes e amigos, descobrindo que 'nascemos acompanhados, morremos acompanhados', que é praticamente impossível vivermos 'sós', sem ninguém mais. Negão simples, porém com uma alma invejável, um filósofo tendo aprendido essa filosofia tão simples, no dia a dia.

Simplicidade é essencial em nosso meio; no meio do povo podemos encontrar soluções e caminhos para os maiores problemas, desde que abandonemos a ideia fixa de que "diplomados", portadores de diplomas "doutores" é que detém sabedoria, caminhos e soluções. Hoje algo para ser aceito, precisa passar por laboratórios de teste, ser aprovado por 'bancas', publicado em revistas científicas e aprovado por organismos governamentais; perdeu-se a fé em inovadores, descobridores, inventores e desbravadores.  Se a humanidade dependesse de "doutores" e "provas" em laboratórios, não teríamos aviões, motores a explosão, eletricidade, avanços na química e uma outra multitude de inovações. Qualquer afirmação pessoal precisa ser endossada por uma legião de "especialistas", que no fim só atravancam o caminho do progresso; se não for aprovado por essas "bancas" corremos o risco de descrédito. Se Lutero, Calvino, Newton, Pitágoras, Volta, Galvani, Curie, Semmelweis, Santos Dumont estivessem aqui hoje, precisariam estar respaldados por universidades, empresas, cientistas, para poderem continuar suas inovações filosóficas, científicas. Claro, existem exceções, mas poucas e raras.


Enquanto esperarmos que "alguém mais poderoso", "chefes", solucionem nossas mais prementes necessidades ou encontrem soluções sábias, ficaremos abandonados pois o egoismo e idiotia cúmplice imperam, quando não cumplicidade ativa com criminosos, corruptos e traidores da Nação; cumplicidade com planos malévolos........... PREZADO  E ESTIMADO LEITOR, AGRADEÇO SUA ATENÇÃO, CONTINUE A LER CLICANDO NO LINK 'MAIS INFORMAÇÕES' EM AZUL...

Quanto aos caminhos sábios da simplicidade, transcrevo parte de texto do Portal Terra, de um indiano que busca soluções no meio do povo: 


Caçador de ideias busca invenções para combater a pobreza na Índia

30 de julho de 2012 20h14


Anil Gupta descobre e cataloga invenções em aldeias indianas: soluções encontradas em meio à miséria. Foto: AP Anil Gupta descobre e cataloga invenções em aldeias indianas: soluções encontradas em meio à miséria

Há mais de duas décadas, o professor Anil Gupta peregrina pela área rural da Índia procurando inovações, motivado pela crença de que as ideias mais promissoras para combater a pobreza não serão propostas por grandes laboratórios de pesquisa, mas por pessoas comuns, que lutam para sobreviver.
Gupta e sua equipe de voluntários descobriram mais de 25 mil invenções, da lavadora de roupas que não precisa de eletricidade ao pincel elétrico que nunca precisa ser mergulhado em uma lata de tinta.
"Se vocês têm novas ideias, novas invenções, estou aqui para promovê-las", costuma dizer o professor de 59 anos ao entrar em mais uma pequena vila do interior da Índia à procura de um gênio escondido.
Muitas das ideias descobertas são espalhadas de graça entre uma vila e outra com a permissão do criador. Gupta procura mercado para alguns dos inventos, dando o devido crédito e garantindo parte do lucro; outros, ele e sua equipe apenas documentam, esperando que seu potencial seja descoberto.
Refletindo a pobreza das regiões visitadas, muitas das invenções são focadas na agricultura. O professor de Administração afirma que não obtém dinheiro com o que encontra; ele garante que é pago simplesmente pelo processo da descoberta. "Cada vez que chegamos a um lugar, encontramos uma solução que não poderíamos ter imaginado. As soluções para os nossos problemas não são tão escassas."-


OBS.: Parte do texto é de propriedade do Portal Terra, tal como se poderá verificar no laço (link) e é dele o direito autoral; porém a parte inicial é de autoria e responsabilidade de Estéfani JOSÉ Agoston, podendo transcreve-la desde que mantida a íntegra, o espírito e escopo, não para fins comerciais ou obras derivadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário