quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

ENGENHARIA ESCOCESA & INGLESA

Falkirk Wheel, Central Scotland



Engenharia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A engenharia é a ciência, a arte e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.
Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente.
A engenharia é uma ciência bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia.

O engenheiro é o profissional que exerce a prática de engenharia.

Em muitos países, o exercício da profissão de engenheiro obriga, para além da habilitação com um curso superior de engenharia, a uma licença ou certificação profissional atribuída pelo estado, por uma associação profissional, ordem ou instituição de engenheiros ou por um outro tipo de órgão de regulamentação profissional. Conforme o país, aos profissionais devidamente certificados ou licenciados está reservado o uso exclusivo do título profissional de "engenheiro" ou estão reservados outros títulos formais como "engenheiro profissional", "engenheiro encartado", "engenheiro incorporado", "engenheiro diplomado" ou "Engenheiro Europeu".
Normalmente, a lei restringe a prática de determinados atos de engenharia aos profissionais certificados e habilitados para tal, ainda que a prática dos restantes não esteja sujeita a essa restrição.

Para além da certificação como engenheiro propriamente dito, em alguns países existe a certificação como técnico de engenharia ou engenheiro técnico, associada aos profissionais com uma habilitação correspondente a um curso superior de 1º ciclo na área da engenharia.

O engenheiro como criador, como 'homem de engenho'... A palavra "engenho", em si, tem uma origem ainda mais antiga, vindo do latim "ingenium" que significa "génio" ou seja uma qualidade natural, especialmente mental, portanto uma invenção inteligente....


Roda de Falkirk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



A roda de Falkirk, Escócia
A roda de Falkirk ou Falkirk wheel é um elevador de barcos rotativo, mais especificamente o trecho final do sistema de canais da Escócia, que permite que barcos pequenos possam acessar dois canais - do trofeu Primeiro para o Estuário de Clyde, construído pela Renovação dos canais "Escócia". A diferença na altura entre os dois canais é de 24 metros, aproximadamente a altura de um edifício de oito andares.
Quando os canais foram renovados foi decidido que tentar consertar ou reconstruir as eclusas estava fora de cogitação. Foi então criado o sistema de elevação individual de pequenas embarcações, rotatório.
A roda acomoda barcos com dimensões de até 4 m por 20 m de comprimento em um único vão, e quando um lote desce o outro sobe ao mesmo tempo. A rotação de 180º leva apenas 4 minutos, com um consumo mínimo de energia, uma vez que o dois vãos têm o mesmo peso, quer tenham ou não barcos em seu interior.
Trata-se, simultaneamente, de uma obra de arquitetura e engenharia, projetada pelos escritórios RMJM Architects, Ove Arup & Partners e Butterley Engineering






Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia
http://www.youtube.com/watch?v=_tBH9SE-Kw8

Nenhum comentário:

Postar um comentário