"Ela era uma escritora maravilhosa com uma mente fascinante e original. Foi um privilégio trabalhar para ela e vamos sentir imensamente sua falta", declarou, acrescentando que Lessing morreu na madrugada deste domingo, "em paz". Ele não revelou a causa da morte.
Ganhadora do Nobel de literatura de 2007, ela foi autora de mais de 50 novelas, entre as quais "O Carnê Dourado" (1962) e "A Canção da Relva" (1950).
A autora morava há mais de 25 anos na mesma rua do londrino bairro de West Hampstead. Foi lá que recebeu a notícia de que havia sido vencedora do Nobel.
Ela recebeu o prêmio em janeiro de 2008 também na cidade, após ter se declarado muito doente para viajar à Suécia para a cerimônia oficial de entrega ocorrida no mês anterior.
Doris foi a pessoa mais velha a ser agraciada com o laurel na área de literatura e a 11ª mulher a ganhar a distinção. Atualmente, esse número aumentou para 13.
"Tenho 88 anos e eles não podem dar o Nobel para um morto, então acho que eles pensaram que era melhor me dar logo antes que eu batesse as botas", brincou na ocasião.
O prêmio se uniu a outros que já havia recebido ao longo da carreira, como o Príncipe das Astúrias em 2001.