segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ÁFRICA É CONSTITUIDA POR ETNIAS E TRIBOS 

NO CONTINENTE AFRICANO NÃO EXISTE AMÁLGAMA PARA SE PENSAR EM NAÇÕES

Sugiro que por questão de estratégia, que exceto Marrocos e Egito, não se olhe o continente africano constituido por nações; nem mesmo a África do Sul a meu ver, se pode considerar nação. Até mesmo no Marrocos e Egito, a presença de um elemento comum no continente africano e no Oriente Médio, o árabe, e a religião muçulmana, os igualam à Tunisia, Iemem, Arábia Saudita, etc., por outro lado a África do Sul tem em seus constituintes, membros de diversas tribos e etnias de africanos (negros) comuns em outros sítios de África.

De toda forma, por uma questão de estratégia sócio política e militar, sugiro que não se considere a África como um continente onde existam nações, porém ajuntamentos em tribos, por etnias e religiões; pensando assim, faço um reparo no pensamento do general brasileiro que está em missão no Congo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, reparo este que fiz primeiramente no Grupo Guararapes:

ÁFRICA É NEGRÁLGICA PARA A SEGURANÇA DO BRASIL

'Não acredito em conflito étnico no Congo', diz general brasileiro

Fortalecido por mandato da ONU, comandante das tropas de paz planeja ofensivas para acabar com grupos rebeldes...

NOTA:Fazendo um reparo às palavras desse guerreiro brasileiro, general Carlos Alberto dos Santos Cruz , sugiro que sim, em África problemas étnicos são fortíssimos, além da pressão de grupos econômicos que exploram o continente africano, explorando por exemplo o coltan. Tais grupos utilizam diferenças étnicas para jogar etnias contra etnias.

Penso que o senhor gal. Santos Cruz faria bem em assistir o filme 'Africa Adeus', e ler sobre Chaka -o rei Zulú-. Em tal continente, ainda existe escravatura, canibalismo também. Seria, penso, excelente se ele relesse a história de Angola e de Nigéria por exemplo, sem esquecer como tribos árabes lutaram umas contra as outras em Líbia. Em conflitos étnicos pesa enormemente o componente religioso, assim penso que a ele, senhor general, seria prudente relembrar os sangrentos conflitos entre xiitas e sunitas no Iraque, Síria, Líbano e outras nações árabes; relembrando que a força da cultura árabe no continente africano é digna de nota.

Finalizando, penso que nossa presença no continente africano, em alguns pontos do litoral atlântico é essencial para garantia de nossa independência em todos os sentidos, nos momentos em que o império norte americano avança no domínio dos oceanos, pretendendo assumir domínio total do e no Ocidente, Oriente Médio, partes de Ásia e até na Europa Ocidental (Rússia, Ucrânia, Georgia, etc.) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário