segunda-feira, 25 de março de 2013

SEMENTES DA IIIº GUERRA MUNDIAL


CHIPRE, COLAPSO FINANCEIRO, ATAQUE A UM DOS FUNDAMENTOS DA DEMOCRACIA


Desrespeito ao direito da propriedade


EuroGrupo confirma empréstimo de 10 bilhões de euros ao Chipre; da Rússia também vem a notícia de que o presidente russo Vladimir Putin ordenou a reestruturação da dívida cipriota de valor de 2,5 bilhões de euros. Assim foi contornado o impasse da taxação sobre depositantes, o que equivaleria a um roubo conforme asseverou o  governador adjunto do Banco Central cipriota Evdokimos Xenophontos, ferindo o direito legítimo à propriedade, esta um valor basilar da Democracia. Resolveu-se a situação com o encerramento do Laiki Bank, indenização aos seus depositantes com valores inferiores a 100.000 euros, e daqueles com valores maiores perdendo até 40% dos depósitos.

O bom senso e a razão imperaram entre aqueles aos quais estava afeta a responsabilidade da resolução do problema cipriota; felizmente. Note-se que conforme a mídia, conforme o noticiário, foram os russos que levantaram a bandeira de que uma taxa pura e simples de expropriação seria ameaça aos valores democráticos defendidos pela Comunidade Européia, pelo Ocidente. Tal bandeira, a meu ver, deveria ter sido levantada pelos responsáveis pela direção da Comunidade Européia, inclusive dona Angela Merkel, e não foi o caso.

Mesmo assim, sugiro que  o sistema financeiro do ocidente, e talvez até o mundial, sofreu um abalo do qual nunca irá se recuperar, abalo que já se sente aqui no Brasil com os índices de pregão do Bovespa caindo, seguindo a tendência do exterior.

Por outro lado, a Turquia já se posiciona contra o uso unilateral pelos cipriotas, das reservas de gás na plataforma continental de Chipre.

A estupidez do Ocidente em alavancar a China, mais a situação financeira e política mundial e os erros estratégicos militares, políticos e econômicos dos USA, jogaram os russos e chineses num abraço poderoso, numa aliança que foi fortalecida diante da possibilidade de quebra do sistema financeiro do Ocidente ao que em seguida essas duas potências teriam caminho livre para expansão territorial. 

Tudo isso acima leva-me a continuar a sugerir que essa questão dos bancos cipriotas e forma de resolução, são as sementes da IIIº Guerra Mundial. 

Texto é de autoria e responsabilidade de Estéfani JOSÉ Agoston, podendo ser transcrito desde que não para fins comerciais ou obras derivadas, mantendo-se o espírito e escopo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário