domingo, 27 de janeiro de 2013

QUE TRAGÉDIA, QUE TRAGÉDIA NO RGS

QUE HORROR, QUANTO SOFRIMENTO


Quem, como e quando serão punidos os responsáveis? Quem são os responsáveis?


Abro o texto com o coração ferido pelo sofrimento dos que sobreviveram e dos pais, irmãos e parentes e amigos daqueles que pereceram nessa tragédia horrível. O que posso fazer aqui e agora a não ser também chorar pelos que choram? Pois certamente muitos brasileiros tal como eu também sentem e choram.

Tragédia que vai muito além do que hoje sabemos pelo noticiário, pois pereceram jovens que formariam o futuro corpo de especialistas de nossa Nação em agronomia, veterinária, zootecnia, pedagogia, além de técnicos em agronegócios e em alimentos, complementando o corpo de especialistas formados em outras Universidades e Escolas Técnicas. É uma perda irreparável.

Mas os responsáveis, quem são? Certamente o proprietário dessa boate Kiss, é o primeiro responsável. Mas quem autorizou o funcionamento dessa casa noturna em local impróprio, sem saídas de emergência? Quem autorizou o funcionamento sem alvará? Com extintores que não funcionaram? Como  a prefeitura de Santa Maria/RGS autorizou a permanência dessa casa noturna em tal local, sem saídas de emergência? E o comandante do corpo de bombeiros da cidade, como permitiu o funcionamento em local tão precário para situações de emergência, de risco?

Pois a casa noturna tem dos seus dois lados outras construções, e nenhum corredor de saída de emergência. E mais, uma casa noturna que comporta cerca de 2000 pessoas, com uma frente tão pequena, com entrada e saída tão estreitas?

Certamente os responsáveis diretos merecem a pena capital, nada mais, nada menos,  para servir como exemplo para que outros não se disponham a ganhar dinheiro arriscando vidas alheias.

Mas os maiores responsáveis são os próprios cidadãos brasileiros que sabem dessas situações e nada fazem, não gritam por soluções, ao contrário, se calam, passando a cúmplices por omissão.


O texto é de autoria e responsabilidade de Estéfani José Agoston, podendo ser transcrito desde que mantido o espírito e integra, não para uso comercial ou obras derivadas




 





Nenhum comentário:

Postar um comentário